Cresce o tamanho do mercado de consultoria SPED no Brasil
Por Jorge Campos / 1 de outubro de 2018
Nos anos 2016 e 2017, tivemos recordes no número de aberturas de empresas no Brasil segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimentos de Empresas. Para você ter uma ideia dos números:
- Em 2016, nasceram 1.951.000 novas empresas;
- Em 2017: nasceram 2.202.622 novas empresas.
Além disso, de acordo com o site Empresômetro, hoje existem 21.168.906 milhões de empresas ativas no Brasil.
Outro detalhe importante é o número de contadores existentes atualmente em nosso país.
Conforme com o Conselho Federal de Contabilidade, existem 348.184 contadores e 174.426 contabilistas devidamente cadastrados.
Pergunto a você:
De acordo com os dados acima, qual o tamanho do mercado para os profissionais de contabilidade que desejam prestar consultoria SPED para as empresas brasileiras?
Uma coisa eu posso garantir a você:
É imensa a quantidade de empresas que necessitam de um consultor SPED preparado com o conhecimento sobre necessidades específicas de cada um dos 13 projetos do SPED.
Sendo assim, direcione todo o seu conhecimento e fique expert em um projeto específico do SPED.
Por exemplo, se você é um contador que já possui bastante conhecimento sobre implementação do eSocial em empresas de médio porte, direcione essa consultoria em seu leque de serviços para que seja o seu carro chefe. Assim você se posiciona no mercado de maneira mais eficiente do que simplesmente ser um contador que faz de tudo um pouco.
E mais, se você segmentar o seu tipo de cliente, seu resultado vem mais rápido pois você vai saber quem é o seu cliente e saber onde ele está.
Uma das maneiras de você fazer isso, caso você tenha clientes no segmento de farmácia, por exemplo, e já fez um trabalho de consultoria de SPED Fiscal, direcionar a sua expertise para que você seja o contador que resolve o problema de SPED Fiscal nas Farmácias..
Dessa forma, você vai saber exatamente quais são os problemas que esse tipo de cliente tem e vai conseguir se comunicar com ele de maneira mais assertiva.
Esperamos muito que com os dados e dicas acima tenhamos lhe mostrado uma nova possibilidade de atuação profissional dentro da área de contabilidade.
Se sim, a última dica que eu posso compartilhar com você é simples: Torne-se um especialista em um dos projetos do SPED. Ou seja, adquira o máximo de conhecimento possível sobre o assunto.
Deixe seus comentários sobre o que achou das dicas.