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- Contábil

Versão atualizada do eSocial simplifica processos e substitui a DIRF em 2026

Versão S-1.3 traz melhorias em validação cadastral, integração com EFD-Reinf e simplificação do envio de informações, impactando diretamente o trabalho contábil.

Nesta terça-feira (4), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), após aprovação da Portaria Conjunta RFB/MPS/MTE de nº 13, o Manual de Orientação do eSocial na versão S-1.3 e a Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025.

Os documentos consolidam ajustes técnicos e conceituais no sistema, além de reforçar a integração do eSocial com outras obrigações acessórias, especialmente no processo de substituição da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Com a atualização, os usuários terão melhorias estruturais significativas, incluindo:

  1. Aprimoramento das regras de validação cadastral;
  2. Padronização de eventos periódicos e não periódicos;
  3. Simplificação no envio de informações via certificados digitais;
  4. Maior integração com a EFD-Reinf.

No manual, também é possível visualizar em destaque a substituição gradual da DIRF, que deixará de ser utilizada a partir do ano-base 2025.

Com isso, as informações antes declaradas ano-ano passarão a ser transmitidas de forma contínua, por meio dos eventos mensais e anuais do eSocial e da EFD-Reinf.

A versão S-1.3 traz os seguintes pontos de grande relevância: 

  1. Unificação das normas para envio e correção de eventos;Atualizações nas instruções sobre o uso da certificação digital ICP-Brasil;
  2. Informações detalhadas sobre folha de pagamento e apuração de tributos;
  3. Fortalecimento das orientações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
  4. Esclarecimentos sobre a substituição de obrigações acessórias, como GFIP e CAGED.

O Manual de Orientação completo está disponível gratuitamente no site do gov.br ou clicando no link.

O que muda para o cenário contábil?

A atualização do Manual de Orientação do eSocial para a versão S-1.3 representa um avanço importante para os profissionais contábeis, ao consolidar regras e ajustes técnicos que simplificam a rotina de envio e retificação de informações.

Com a padronização de eventos e a melhoria nas validações cadastrais, os contadores ganham mais segurança e precisão no cumprimento das obrigações acessórias.

Outro ponto relevante é a integração reforçada com a EFD-Reinf e a substituição gradual da DIRF, que será descontinuada a partir do ano-base 2025.

Com isso, as informações antes declaradas anualmente passam a ser transmitidas de forma contínua, reduzindo retrabalhos e permitindo um acompanhamento mais próximo e atualizado das obrigações fiscais e tributárias.

Além disso, a nova versão traz diretrizes claras sobre folha de pagamento, cálculo de tributos, certificação digital e Segurança e Saúde no Trabalho (SST), oferecendo aos contadores ferramentas para garantir conformidade legal e eficiência na gestão de dados.

A atualização ainda esclarece a substituição de outras obrigações acessórias, como GFIP e CAGED, tornando o processo mais ágil e integrado.

eSocial

O eSocial é o sistema digital obrigatório que reúne a escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Ele centraliza o envio de informações para diferentes órgãos do governo, garantindo que todos os dados relacionados a salários, contribuições previdenciárias e vínculos empregatícios sejam registrados de forma padronizada.

Por lidar com múltiplas áreas da empresa, sua implementação exige um esforço coordenado entre departamentos e ajustes nos processos internos.

O sistema foi criado para aumentar a eficiência na gestão das informações empresariais e reduzir irregularidades, como fraudes e sonegação de impostos.

Ao unificar o envio de dados, o eSocial facilita o controle das obrigações legais e assegura que os processos sejam realizados de maneira uniforme, trazendo mais transparência e organização para as empresas.

Além de simplificar a rotina das organizações, o eSocial também protege os direitos dos trabalhadores, garantindo que salários, benefícios e contribuições sejam corretamente registrados.

O sistema ainda fortalece a fiscalização do governo, promovendo maior segurança jurídica para empresas e colaboradores, ao mesmo tempo em que combate a informalidade e promove o cumprimento das normas trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

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